top of page

Avaliação

       Que exercício utilizar, qual método de treinamento, quantas séries e repetições, quanto tempo de duração, quantas vezes por semana, são perguntas relativamente fáceis de serem respondidas quando o professor sabe quais as metas do aluno, suas reais necessidades e, fundamentalmente, o nível de condicionamento físico.
       Para isso, devemos utilizar a avaliação física para permitir orientar adequadamente o treinamento. Por meio da avaliação, poderá determinar as sobrecargas que serão utilizadas, em função da periodização e especificidade da modalidade. Este exemplo pode ser ampliado tanto para uma equipe em treinamento, no caso do esporte, ou para indivíduos que participam de um programa de treinamento personalizado ou em grupo e, sinteticamente teríamos: formulação dos objetivos, seleção dos meios e métodos (com a devida prescrição de intensidade e volume), reformulação de programas e composição da equipe no caso do esporte (Böhme e Dal’Molin Kiss, 2003; Brooks, 2004; Guiselini, 2009; Franks e Howley, 2007)
        No RESIST PTS todos os alunos e pessoas interessadas são avaliados em anamnese, capacidades e habilidades físicas, histórico médico, avaliação postural, nutricional, massa, estatura, perímetros, diâmetros e comprimentos, associados a proporcionalidade, somatotipo, composição corporal e maturação sexual. Todos estes elementos influenciam para prescrição dos exercícios físicos.

bottom of page